O que acontece quando digitamos o endereço de um site no navegador
Confiança: Confiança média de que as informações estão corretas, confiança baixa de que incluí todos os detalhes importantes.
Esforço: Esforço baixo/médio. Usei o Chat-GPT para me guiar e pesquisei em outras fontes para conferir veracidade e completar detalhes.
O que acontece quando digitamos o endereço de um site no navegador?
Tenta descrever com o máximo de detalhes que você puder
Essa foi uma das perguntas que me fizeram em uma entrevista técnica para Desenvolvedor Back-end Sênior. Na primeira vez que fiz esse processo seletivo não soube responder muito bem a essa pergunta. Eu anotei essa pergunta como um dos pontos que me atrapalharam na entrevista e quando eu participei de novo do processo seletivo nessa mesma empresa, eu estava preparado.
Vamos considerar que existem 6 partes no processo de exibir para uma pessoa o site para o qual ela digitou o endereço no navegador:
- Resolução DNS
- Estabelecimento de uma conexão TCP
- Envio e processamento da requisição HTTP
- Geração e envio da resposta
- Renderização do site
- Exibição do site
Resolução DNS
Os endereços que digitamos na barra de endereços do navegador para acessar sites, como https://www.google.com, são apenas uma forma mais legível para humanos, são aliases. Eles não são os reais endereços dos servidores que hospedam os sites.
Para acessar um site, nosso navegador precisa do endereço IP do servidor que o hospeda. Então, quando digitamos um endereço de um site no navegador, ele tenta descobrir o endereço IP desse site. Primeiro, os arquivos locais do computador são consultados (eles podem conter cache de acessos anteriores ou alguma associação de domínio a endereço IP feita manualmente no arquivo hosts). Depois, se a informação não foi encontrada localmente, o navegador consulta um servidor DNS.
Estabelecimento de uma conexão TCP
Com o endereço IP em mãos, o próximo passo é estabelecer uma conexão TCP com o servidor do site. Essa conexão é estabelecida por meio de uma troca de pacotes entre as duas máquinas para garantir que é uma conexão confiável.
Considerando que a conexão TCP foi estabelecida com sucesso, ela já pode ser usada para enviar a requisição HTTP para o servidor.
No protocolo HTTP 1.0, uma conexão TCP precisa ser estabelecida para cada requisição HTTP que vai ser feita, o que podia ser problemático para a performance.
Nas versões seguintes, no entanto, foram implementadas evoluções para permitir que a conexão fosse reutilizada para várias requisições.
Envio e processamento da requisição HTTP
Nesse momento, o cliente (seu navegador) envia a requisição HTTP para o servidor por meio da requisição TCP que foi estabelecida. O servidor recebe a requisição e começa o processamento, o que pode envolver diversos processos como roteamento, balanceamento de carga, interações com bancos de dados, consulta de cache, requisições para outras aplicações, etc.
Geração e envio da resposta
Depois de todo o processamento, o servidor devolve a resposta da requisição HTTP para o cliente, contendo status da requisição, headers e o próprio HTML site no corpo.
Renderização do site
Quando o navegador recebe o HTML, ele começa o processo de renderizar a página, montar o DOM, baixar fontes, CSS, scripts JS, imagens, vídeos.
Exibição do site
Depois que o navegador termina de baixar todos os scripts, folhas de estilização e mídia, e de montar o DOM, o site está pronto para ser exibido.