SQL Injection
Injeção SQL (SQL Injection) é uma vulnerabilidade em que uma entrada de usuário pode ser usada de forma maliciosa para alterar a operação executada em um banco de dados.
O que acontece é que, quando a entrada de um usuário é concatenada a uma consulta sem nenhuma validação ou tratamento, ela pode conter código SQL além do dado requerido para a consulta e esse código extra vai ser executado não intencionalmente. Isso expõe a aplicação a riscos como exposição de dados sensíveis, exclusão de dados ou outras operações perigosas.
Um exemplo de injeção SQL é o acréscimo de instruções que façam com que uma condição sempre seja verdadeira, retornando todos os registros de uma tabela ao invés de um específico:
SELECT username, password FROM users WHERE ID = {userId}
Se o userId
passado contiver o valor 1 OR 1=1
, a query fica assim:
SELECT username, password FROM users WHERE ID = 1 OR 1=1
Essa alteração retornaria os dados de login de todos os usuários ao invés de apenas um, como era a intenção.
Além dessa, existem outras injeções possíveis que permitem inserir instruções para apagar tabelas ou realizar outras ações perigosas.
Parâmetros SQL para proteção
Uma forma de proteger sua aplicação de ataques de Injeção SQL é a utilização de parâmetros SQL. Parâmetros SQL são uma forma controlada de passar dados para uma query em tempo de execução. Eles garantem que a entrada do usuário será tratada apenas como dados da query e nenhuma instrução maliciosa pode ser injetada.